Categorias
Estudos

Jesus cura um menino com epilepsia:

MARK ARNOLD

Sander Weeteling (Unsplash, CC0)

A história da perspectiva do menino Os discípulos haviam se mostrado impotentes e a fé do pai era limitada. Somente Deus decide quem será curado ou não, em vez do nível de fé ou falta de fé dos pais.

No evangelho de Marcos, encontramos um garoto que é descrito como tendo um espírito maligno. Lendo o relato, é possível que esse garoto tenha epilepsia e talvez outras necessidades adicionais também. Muitas vezes lemos as histórias dos encontros que Jesus teve com as pessoas através das palavras de testemunhas em primeira ou segunda mão desses eventos, os escritores do Evangelho.

Às vezes, é útil usar o que sabemos desses encontros e nossa própria imaginação para reexaminar a história da perspectiva da pessoa que Jesus conheceu . Vamos explorar essa história dos meninos a partir de sua própria perspectiva, imaginando como poderia ter sido para ele: “Meu nome é Benjamin …” Um garoto descrito como tendo um espírito maligno   (Marcos 9: 14-29) Seu pai havia pedido aos discípulos que curassem o menino, mas eles não foram capazes de fazê-lo. O menino é levado diante de Jesus e prontamente se encaixa novamente. Há alguma discussão sobre a crença em Jesus do pai, que é repreendido por Jesus por dizer ” se você puder  fazer alguma coisa …” , Jesus respondendo que ” tudo  é possível para quem crê”.   Jesus então cura o menino e, posteriormente, responde às perguntas dos discípulos sobre por que eles não tiveram sucesso na cura do menino; “Esse tipo pode sair apenas pela oração.” “Meu nome é Benjamin e agora tenho 10 anos; Eu tinha sido assim desde que me lembro … a maioria dos dias eram os mesmos. Eu começava a me sentir um pouco estranho na minha barriga, às vezes na minha cabeça também; é difícil descrever, mas foi como uma onda passando pela minha cabeça.

Às vezes eu também me sentia ‘formigando’ e começava a ver luzes coloridas piscando; Eu ficaria assustado e sempre saberia o que viria a seguir … tudo ficaria preto. A próxima coisa que soube foi que estaria acordando e me sentindo horrível, tão cansada, protegendo desesperadamente meus olhos da luz. Às vezes, sentia dores devido a uma lesão ou queimadura que não tinha antes. Meus pais disseram que eu tinha um “espírito maligno” que me agarrou e me jogou no chão; Eu não sabia o que era um espírito maligno. Às vezes, ao cair no chão, aterrissava no fogo e me queimava; algumas vezes eu estava perto do rio e acabei nele, quase me afogando.

Eu não teria lembrança do que aconteceu comigo, apenas acordaria depois; foi horrível. Por causa do que continuava acontecendo comigo, eu não conseguia mais falar, não podia dizer às pessoas como estava me sentindo; isso me fez chorar muito. Papai me levou para ver alguns homens que ele disse que poderiam me ajudar, para me livrar do meu ‘espírito maligno’. Eles colocaram as mãos em mim e disseram algumas palavras que eu não pude ouvir direito e não entendi, mas nada aconteceu.

Houve uma grande discussão com uma multidão de pessoas ao meu redor, eu estava assustada e desejava que todas elas me deixassem em paz. Então outro homem chegou, todos ficaram satisfeitos em vê-lo e papai perguntou se ele poderia me ajudar. O nome dele era Jesus e, a princípio, ele parecia um pouco irritado com papai, fiquei um pouco assustada, mas depois comecei a me sentir mal e de repente tudo ficou escuro. A próxima coisa que lembrei foi que esse Jesus estava segurando minha mão. Era quente e eu me senti diferente. Eu não tinha os sentimentos usuais que tinha depois de cair no chão, não me sentia cansado e não estava lutando com a luz do sol. Eu me senti tão tranquilo, tão cheio de alegria, nunca me senti tão bem. Eu podia ouvir todos ao meu redor claramente. Eu não estava com medo. Jesus olhou para mim e me levantou. Quando ele olhou para mim, era como se todo o amor do mundo estivesse derramando de alguma forma em mim; foi maravilhoso. Todo mundo estava tão feliz e papai me levou para casa com lágrimas de alegria nos olhos.

Posso falar de novo agora e nunca mais fui jogado ao chão desde então, todo mundo diz que meu ‘espírito maligno’ se foi … para sempre. ” Você pode ler a passagem completa do Evangelho de Marcos aqui .

O que essa história, essa passagem, nos ensina? Bem, olhando através da experiência do próprio garoto, é uma história maravilhosa de cura e restauração. O garoto é levado a Jesus e é milagrosamente curado. Ele experimenta o amor de Jesus de uma maneira muito pessoal e maravilhosa e é restaurado, inteiro, à sua família. Mas é uma passagem que também é frequentemente usada hoje, incorretamente, para repreender os pais de crianças com necessidades adicionais por sua falta de fé.

O argumento errado é que se os pais tivessem mais fé, o filho seria curado, comparando os pais com o pai do menino nesta história. Jesus aqui nos mostra que a cura depende do poder e da vontade de Deus, não da extensão de nossa fé . Os discípulos haviam se mostrado impotentes e a fé do pai era limitada. Somente Deus decide quem será curado ou não, em vez do nível de fé ou falta de fé dos pais. A explicação de Jesus sobre a oração mostra que a vitória sobre o inimigo, da qual essa cura é mostrada como exemplo, não deve ser conquistada a baixo custo, mas a um grande custo, ensinando os discípulos sobre sua morte e ressurreição.

Foco Evangélico
See more: http://evangelicalfocus.com/blogs/4909/Jesus_heals_a_boy_with_epilepsy_The_story_from_the_boys_perspective

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.