Categorias
católicos Cultos Israel Jovens católicos Muçulmanos

Cardeal católico abre ‘Casa da Família Abraâmica’ com muçulmanos rezando orações denunciando judeus e cristãos

CULTURA
Cardeal católico abre 'Casa da Família Abraâmica' com muçulmanos rezando orações denunciando judeus e cristãos
(L’Osservatore Romano/Pool Photo via AP)
O cardeal Michael Fitzgerald, núncio apostólico emérito da Igreja Católica Romana no Egito e delegado apostólico emérito na Liga Árabe, bem como ex-presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Irreligioso, isto é, Diálogo Inter-religioso, representou no domingo o Papa Francisco no primeiro serviço de oração na Igreja de São Francisco de Assis em Abu Dhabi, que faz parte da nova Casa da Família Abraâmica, um santuário inter-religioso que compreende não apenas uma igreja, mas também uma sinagoga e uma mesquita. O que poderia dar errado? Bastante.

“O local de oração”, Fitzgerald anunciou alegremente, “também deve ser um local de alegria, e espero que isso seja verdade para todos nós aqui presentes”. Fitzgerald também expressou a esperança de que a nova casa de culto três em um seja “uma casa de oração para todos os povos”. Talvez sim, mas Fitzgerald e seus colegas estão ignorando o fato de que as orações islâmicas realizadas no prédio três dias antes da inauguração da Igreja de São Francisco de Assis dificilmente foram tão receptivas para os não-muçulmanos quanto os cristãos e judeus foram para o muçulmanos.

ChurchMilitant.cominformou na quarta-feira que Fitzgerald também disse: “A adoração nos abre para os outros, incutindo em nós um cuidado pela justiça, encorajando-nos a agir com integridade. Não podemos realmente orar a Deus sem nos lembrarmos dos outros membros da família abraâmica e, de fato, da família humana”. Enquanto isso, porém, um dos outros “membros da família abraâmica” não era tão generoso. Os muçulmanos “já haviam rezado a oração do Magreb na seção da mesquita do santuário na noite de quinta-feira”. De acordo com um jurista muçulmano que se converteu ao cristianismo, essa não foi a maravilhosa manifestação de harmonia inter-religiosa que Fitzgerald supôs ser: “Notavelmente, Cdl. Fitzgerald, um aclamado estudioso islâmico, ignorou o fato de que a oração do Maghrib contém a Sura Al-Fatiha, que é um dos textos mais anticristãos e antijudaicos do Alcorão.

De fato. A Fatiha (Abertura) é a primeira sura (capítulo) do Alcorão e a oração mais comum do Islã. Se você é um muçulmano piedoso que reza as cinco orações diárias obrigatórias do Islã, você recitará a Fatiha dezessete vezes no decorrer dessas orações. Os dois últimos versos da Fatiha pedem a Allah: “Guie-nos para o caminho reto, o caminho daqueles a quem você favoreceu, não daqueles que mereceram sua raiva ou daqueles que se desviaram.”

A compreensão islâmica tradicional disso é que o “caminho reto” é o Islã, enquanto o caminho “daqueles que evocaram a ira de Alá” são os judeus, e aqueles que se “desviaram” são os cristãos. O comentarista clássico do Alcorão Ibn Kathir explica que “os dois caminhos que Ele descreveu aqui são ambos equivocados” e que esses “dois caminhos são os caminhos dos cristãos e judeus, um fato que o crente deve tomar cuidado para evitá-los. .” Ibn Kathir não está sozinho; na verdade, a maioria dos comentaristas muçulmanos acredita que os judeus são aqueles que mereceram a ira de Alá e os cristãos são aqueles que se desviaram.

Relacionado: Papa Bento XVI lança bomba póstuma na Igreja Católica

Assim, quando o Cardeal Fitzgerald abriu sua “casa de oração para todos os povos”, um dos três principais grupos incluídos nela estava orando para não ser como os outros dois, mas para ser guiado à verdade. Além do mais, como expliquei ao Church Militant, não importa quão amigáveis ​​sejam as relações entre os grupos na Casa da Família Abraâmica, essa amizade não levará os muçulmanos a abandonar as doutrinas islâmicas centrais sobre como os cristãos proclamam erroneamente a divindade de Cristo e estão sob a maldição de Allah como resultado (cf. Alcorão 9:30; 5:17).

Como em todos os outros casos, o diálogo muçulmano/cristão é visto do lado muçulmano como uma oportunidade de fazer proselitismo para o Islã e intimidar os cristãos a temer discutir a desenfreada perseguição muçulmana aos cristãos, por medo de prejudicar o diálogo. Este santuário inter-religioso em Abu Dhabi é o castelo de cartas do Papa Francisco. Isso não resultará em nada duradouro, exceto na contínua ignorância e complacência dos católicos em relação à ameaça da jihad islâmica. Católicos esquerdistas como Fitzgerald, que acham que esse é um passo positivo, estão sendo ingênuos. No melhor.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.