Aqueduto da dinastia dos Hasmoneus é descoberto em Jerusalém

Autoridade de Antiguidades de Israel está tomando providências para evitar qualquer dano ao aqueduto

por Leiliane Roberta Lopes – gospelprime –

 

Aqueduto da dinastia dos Hasmoneus é descoberto em Jerusalém
Aqueduto dos Hasmoneus é descoberto em Jerusalém

Arqueólogos descobriram uma parte da estrutura de um aqueduto da Era Romana, que transportava água para Jerusalém mais de 2.000 anos atrás. A antiga estrutura foi encontrada durante a construção de um gasoduto de esgoto no bairro de Umm Tuba, na região de Har Homa.

O líder da escavação, Ya’akov Billig, da Autoridade de Antiguidades de Israel, explicou à Agência de Notícias Tazpit que o “Aqueduto Subterrâneo de Jerusalém” foi construído pela Dinastia dos Hasmoneus há mais de dois mil anos, a fim de fornecer água para Jerusalém.

Ele também mencionou que a infraestrutura estava em uso até aproximadamente um século atrás, quando se tornou desnecessário por causa do uso das bombas elétricas instaladas durante o Mandato Britânico.

A Autoridade de Antiguidades de Israel disse que está tomando providências para evitar qualquer dano ao aqueduto, e está trabalhando para expor partes de suas ruínas, estudá-las e torná-las acessíveis ao público em geral.

Outras seções do longo aqueduto foram previamente conservadas para o público, incluindo o túnel Armon Ha-Natziv e a Piscina do Sultão.

Categorias
Artigos

Israel está entre os países menos religiosos do mundo

Segundo pesquisa 57% dos israelenses não são religiosos e 8% são ateus

por Leiliane Roberta Lopes – gospelprime –

 

Israel está entre os países menos religiosos do mundo
Israel está entre os países menos religiosos do mundo

A Terra Santa, local que atrai milhões de turistas todos os anos, está entre os países menos religiosos do mundo. É isso que mostra uma pesquisa internacional realizada pela Gallup International junto ao Worldwide Independent Network of Market Research.

Segundo este estudo, 63% da população mundial se considera religiosa, em Israel esse número é de 30%. Em compensação, 57% dos entrevistados no país disseram não ser religiosos e 8% responderam que são ateus. Os outros 5% não quiseram responder.

O jornal econômico israelense “Globes” divulgou a pesquisa e comparou com os demais países. Nos territórios da Cisjordânia e de Gaza, apenas 19% dos entrevistados disseram não ser religiosos.

O número de não religiosos em Israel não é muito diferente do número encontrado na China onde 61% dos entrevistados se declararam ateus. Hong Kong tem 34% de não religiosos, o Japão tem 31%, a República Tcheca tem 30% e a Espanha 20%.

A pesquisa foi realizada com 63.898 pessoas em 65 países e também anotou as nações mais religiosas: Tailândia, com 94%; Armênia, com 93%; Bangladesh tem 93%; Georgia também com 93%; assim como Marrocos 93%; Fiji tem 92% e África do Sul com 91%. Com informações Terra

Categorias
Noticias

Lula zomba de pastores e faz piada sobre cobranças de dízimos em palestra a sindicalistas

 Publicado por Tiago Chagas – gnoticias.com.br – em 22 de maio de 2015

Lula zomba de pastores e faz piada sobre cobranças de dízimos em palestra a sindicalistasDurante uma palestra a sindicalistas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou pastores neopentecostais que costumam enfatizar a ação de satanás em suas pregações.

“Os pastores evangélicos jogam a culpa em cima do diabo. Acho fantástico isso. Você está desempregado é o diabo, está doente é o diabo, tomou um tombo é o diabo, roubaram o seu carro é o diabo”, disse o ex-presidente, arrancando gargalhadas da plateia.

O contexto do discurso de Lula era uma crítica que ele fazia aos patrões, dizendo que quando não é possível atender os pedidos da classe trabalhadora, os empresários sempre jogam a culpa no governo.

Desse ponto, sem motivo aparente, Lula passou a ironizar os evangélicos, de acordo com informações do portal Uol.

Em seguida, o ex-presidente da República comparou a maneira dos pastores evangélicos encontrarem culpados ao processo do mensalão, onde dirigentes do Partido dos Trabalhadores foram julgados e condenados por corrupção.

“Eu acho legal (culpar o diabo) porque é direto. Não tem nem investigação. É direto. O culpado está ali. É a teoria do domínio do fato”, ironizou Lula.

No entanto, o ex-presidente omitiu que no processo do mensalão, os investigados foram julgados, com amplo direito de defesa e recursos no Supremo Tribunal Federal (STF), e ainda assim, não conseguiram provar sua inocência.

Para Lula, a condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, por atos de seus subordinados, sob a argumentação de que ele tinha o controle da situação, é inaceitável.

Por fim, aproveitando que a plateia se deliciava com as piadas que fazia sobre os evangélicos, Lula resolveu ir além em sua zombaria e ironizou os dízimos: “E a solução [para os problemas causados pelo diabo] também está ali. É Deus. Pague o seu dízimo que Jesus te salvará”, afirmou, usando um tom mais enfático, imitando um pregador.

Ao final, mais uma galhofa: Lula sugeriu que os dirigentes sindicais deveriam assimilar os métodos dos pastores para conseguir os resultados obtidos. “Vocês sindicalistas têm que aprender a fazer isso porque cobram mensalidade, cobram contribuição sindical e não resolvem [as demandas das categorias]”.